Como deve ser a instalação de ar condicionado em prédios


A importância da contratação de profissionais habilitados para instalação de ar condicionado em condomínios


Por Emerson Tormann

Em meio à crescente popularidade dos aparelhos de ar condicionado, uma preocupação fundamental surge: a instalação adequada desses equipamentos, especialmente quando se trata de apartamentos e fachadas de prédios. O perigo iminente associado a instalações realizadas por profissionais não qualificados é destacado por especialistas no campo.

Muitos proprietários de apartamentos, ao decidirem instalar sistemas de ar condicionado, muitas vezes priorizam seus interesses pessoais em detrimento da segurança e da conformidade com regulamentações. A falta de compreensão sobre os riscos envolvidos na instalação, especialmente em fachadas, pode resultar em acidentes graves, inclusive com fatalidades.

Um técnico de refrigeração, ao trabalhar em altura e na fachada de um prédio, enfrenta riscos significativos durante a execução do serviço. Este profissional, muitas vezes motivado pela necessidade de sustento financeiro, aceita realizar trabalhos que colocam sua vida em perigo. O contratante, por sua vez, muitas vezes não percebe que se torna co-responsável por eventuais acidentes, incluindo aqueles que resultam em tragédias fatais.

A contratação de profissionais habilitados e empresas registradas em conselhos específicos para a instalação de aparelhos de ar condicionado não é apenas uma recomendação, mas uma medida crucial para garantir a segurança de todos os envolvidos. Além disso, ao optar por técnicos qualificados, os proprietários contribuem para a preservação da integridade estrutural do edifício, minimizando riscos de danos e garantindo a conformidade com normas de segurança.

Em um cenário onde a segurança e a responsabilidade são essenciais, é imperativo conscientizar os proprietários sobre os riscos envolvidos na escolha de profissionais não qualificados. A preservação da vida e a integridade dos trabalhadores devem ser prioridades, e a contratação responsável é a chave para um ambiente mais seguro e sustentável.