Projeto de Modernização de Elevadores



Os serviços a serem executados visam, além da a atualização tecnológica dos elevadores, adequando-os às normas técnicas de segurança e acessibilidade, atualmente vigentes, a melhoria do desempenho operacional. Ganha-se conforto com o embelezamento estético, aumentando o bem estar e a confiabilidade dos usuários.

Os serviços englobarão a substituição de todos os componentes dos elevadores que têm causado problemas na eficácia operacional do transporte vertical do edifício, mantendo aqueles que não comprometam a segurança e nem a confiabilidade da modernização proposta e inserindo novos equipamentos e acessórios necessários ao aumento da capacidade de transporte e à adequação dos elevadores às normas de segurança e legislação de acessibilidade, utilizando equipamentos que, dentro do espírito mundial de respeito ao meio ambiente, sejam ecologicamente corretos.

A modernização abrangerá a substituição dos atuais quadros de comando a relés, já totalmente obsoletos e com sensíveis limitações técnicas, por novos conjuntos microprocessados de última geração com respectivos periféricos de acionamento e controle, substituição das máquinas de tração que, apesar da elevada robustez, são de concepção superada e já apresentam deficiência em seus mancais, substituição das cabinas em design moderno e incorporando atualizados sistemas de sinalização visual e acústica, e instalação de novo sistema inteligente de despacho, com chamadas antecipadas no hall dos elevadores, evitando transtornos e filas e em total atendimento à Legislação de Acessibilidade.

As guias do carro e do contrapeso, assim como a própria bateria de contrapeso poderão ser mantidas, pois, além de não sofrerem desgastes expressivos ao longo do tempo, são de elevadas dimensões, e o seu manuseio causam transtornos operacionais num prédio em atividade.

O sistema de transporte vertical proposto para a modernização no Edifício Brasília, garantirá, uma série de vantagens, tais como: suavidade e precisão nas paradas, independentemente da carga transportada, menor desgaste dos componentes móveis, redução significativa nos níveis de ruído e calor na casa de máquinas, etc., além de aumentar a capacidade de transporte dos elevadores, reduzindo significativamente o tempo médio de espera dos usuários, com menor número de paradas por viagem, cabinas mais vazias, além de redução no consumo de energia elétrica da ordem de 30% com a aplicação de inversores de frequência tradicionais ou de ate 70% com a aplicação de ”drive” regenerativo.

Como já enfatizado, a instalação de transporte vertical que está com muitos anos de operação sem nunca ter recebido qualquer tipo de modernização. É sabido, na prática, que os equipamentos podem estar em sobrevida, uma vez que a vida útil de elevadores com determinadas características técnicas e com certo regime de trabalho é de 30 anos em média.

Outro fator que tem que ser levado em conta na modernização é o fator tecnologia, pois os elevadores atualmente instalados são de concepção antiga, todos com máquinas de corrente contínua, acionados por um grupo motor gerador de grande potência e de baixo rendimento eletromecânico, o que se constitui em grande consumo de energia elétrica, vindo contrariar as prescrições governamentais, que através do PROCEL, orienta a redução do consumo de energia elétrica no país.

Com a modernização proposta, os elevadores não apenas se adequarão às normas técnicas, de segurança e de acessibilidade, atualmente vigentes, mas, e principalmente terão melhor desempenho operacional aumentando o conforto, o bem estar e a confiabilidade dos usuários.