Monitoramento da qualidade do ar interno / interior (IAQ)



Muitos ambientes fechados apresentam microorganismos prejudiciais à saúde de seus ocupantes. O ar poluído em ambientes fechados ocasiona sensação de cansaço, tonteira e/ou náuseas, pele ressecada ou com coceira, dificuldade de concentração, tosse seca, fadiga, enxaqueca e irritação nas mucosas.

Estes sintomas apresentados podem estar evidenciando a "Síndrome do Edifício Doente - SED", que ocorre quando a qualidade do ar interno destes ambientes está comprometida. A SED pode ocorrer em vários locais como: hospitais, escritórios, escolas, centros de compras, aeroportos, indústrias, entre outros.

Além disso, a má qualidade do ar pode pesar muito no bolso! O Ministério da Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, vem aplicando severas multas caso a empresa não esteja dentro dos critérios de qualidade estabelecidos. E ainda têm-se os custos com a perda de produtividade, absenteísmo e gastos médicos.

Edifícios de uso público e coletivo serão obrigados a adotar normas de limpeza e manutenção dos equipamentos de ar condicionado para evitar a disseminação de organismos responsáveis por doenças. Projeto de lei da Câmara (PLC 70/2012) com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

Os sistemas de climatização de ambientes são muito comuns no país e torna-se necessária a manutenção constante para que esses equipamentos não se tornem foco de diversas doenças respiratórias. Algumas dessas doenças são potencialmente letais, como a legionelose, um tipo de pneumonia aguda.

Os padrões e os valores necessários à garantia da boa qualidade do ar no interior de ambientes — o que inclui temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza — estão estipulados na Resolução 9/2003 da Anvisa e nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Inspenge conta com uma equipe especializada na detecção das fontes poluentes, monitorando através de equipamentos de última geração, laboratórios com rígido controle de esterilidade, técnicos treinados para coleta, biólogos, engenheiros químicos e toda assessoria técnica necessária para o esclarecimento das análises. Com isso, você estará em dia com as exigências dos órgãos de saúde e o melhor, respirando ar puro.

Os serviços de monitoramento da qualidade do ar visam combater as causas e efeitos de um ambiente fechado com ar condicionado. Dentre eles:
  • Instalação e supervisão de filtro;
  • Higienização de dutos;
  • Coleta, análise, e interpretação técnica dos laudos de ar;
  • Adequação de sistema de ar condicionado;
  • Pintura das bandejas;
  • Elaboração de registro de projeto no CREA-DF e aprovação na vigilância sanitária do DF;
  • Controles microbiológicos, físicos e químicos;
  • Monitoramento da qualidade do ar interno;
  • Insuflamento e exaustão;
  • Tomada de ar exterior. 
» Saiba mais sobre análise da qualidade do ar - pág. 1/2