Filtragem de Ar



Todos os sistemas de ar condicionado devem possuir filtros de ar. A seleção destes filtros deve ser feita de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 16401:2008 - Instalações de ar-condicionado - Sistemas centrais e unitários. A NBR 16401 estabelece que todos os sistemas de ar condicionado devem filtrar, continuamente, o material particulado trazido pelo o ar exterior e os gerados internamente e transportados pelo ar recirculado.

A finalidade de utilização de filtros de ar é a de reduzir a acumulação de poluentes nos equipamentos e nos dutos dos sistemas, contribuindo para reduzir a concentração de poluentes no recinto a níveis aceitáveis. Para cada tipo de ocupação dos ambientes climatizados, a Norma estabelece uma classe mínima de filtragem. Além disso, os sistemas de ar condicionado devem ser projetados de acordo com as demais exigências da NBR 16401 e legislação existente. 

Respeitados estes procedimentos, as instalações de ar condicionado asseguram ambientes adequados aos níveis de qualidade de ar ambiental necessários aos seus ocupantes. Para assegurar a qualidade do ar ambiental é primordial que as instalações de ar condicionado obedeçam as seguintes ações: 

- Elaboração de projeto de ar condicionado conforme a NBR 16401-1.
- Execução da instalação de acordo com o projeto.
- Atuação continuada de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

Dentro do PMOC, a substituição dos filtros de ar e limpeza dos equipamentos e componentes são os itens mais importantes. Se as ações listadas não forem realizadas, as instalações de ar condicionado serão desvirtuadas, fazendo com que os seus objetivos de assegurar a qualidade do ar interno passem a contribuir para poluição ambiental.