Desabamento de caixa d'água em Recife alerta para importância da manutenção preventiva

De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido. Um morador da região registrou o momento do colapso do reservatório. Assista.

Na manhã de domingo, 17 de setembro, a cidade de Recife foi tomada por notícia alarmante. Uma caixa d'água metálica do supermercado Pão de Açúcar, localizado na Zona Norte, veio abaixo, trazendo consigo destroços sobre um muro, árvores e quatro veículos que estavam estacionados no Edifício Olimpíadas, prédio vizinho ao estabelecimento comercial.

A concepção de uma caixa d’água é constituída por três etapas cruciais: projeto, montagem e manutenção. A última etapa, que diz respeito à manutenção, é especialmente significativa. Ela não apenas determina a durabilidade da estrutura, mas também a segurança daqueles que vivem ou trabalham ao seu redor. Ao longo da vida útil do reservatório, é indispensável realizar verificações do estado de conservação por meio de laudos técnicos e relatórios de inspeção para assegurar o desempenho adequado.

Neste contexto, a INSPENGE se destaca como empresa especializada essencial. Habilitada para realizar serviços de inspeção e elaboração de laudos, a Insspenge também têm atribuição para realizar diagnóstico de reservatórios metálicos e recomendar serviços de manutenção deixando os equipamentos em bom estado. 

Maria Ângela Lira, moradora do condomínio atingido pelo reservatório e engenheira civil aposentada, ressalta a importância desse cuidado, especialmente em regiões litorâneas como Recife. A alta umidade contribui para o surgimento de ferrugem, enfraquecendo estruturas metálicas.

Para evitar futuros desastres, o Crea-PE anunciou a implementação de um plano de fiscalização, com foco nos supermercados do Estado de Pernambuco. Esta ação, prevista para iniciar em outubro, visa não apenas identificar e corrigir problemas, mas também educar sobre a importância da manutenção adequada.

O episódio serve como um claro lembrete de que a prevenção é sempre o melhor caminho. Seja para evitar prejuízos materiais ou, mais importante, proteger vidas. "A segurança das estruturas metálicas, como caixas d'água, não deve ser subestimada. Inspeções rigorosas, relatórios detalhados e manutenções regulares são medidas essenciais para evitar acidentes graves.

"Contratar profissionais habilitados é uma obrigação, não apenas para cumprir regulamentos, mas para proteger vidas e patrimônios", alerta Francisco Rabello, Engenheiro Mecânico com vasta experiência em consultoria técnica e inspeção predial, e referência no setor.

Veja vídeo do desabamento: