Vibração e ruído acústico é motivo de reclamação de moradores em condomínio

Síndico recebia queixas constantes de moradores a respeito do ruído e vibração excessiva que vinha da casa de máquinas



Morar em um condomínio traz vantagens como conforto, segurança, facilidades e convivência com outras pessoas. No entanto, problemas relacionados ao barulho e à vibração decorrentes de motores podem acabar tornando a experiência um tanto quanto desagradável.

Recentemente, um condomínio da Asa Sul de Brasília enfrentou problemas com a vibração e o ruído excessivo de um dos elevadores. Os moradores estavam incomodados com o barulho constante e a sensação de trepidação no prédio. A administração do condomínio procurou a Inspenge Inspeção e Engenharia em busca de uma solução para o problema, e a empresa recomendou a execução de testes e ensaios de vibração e posteriormente a utilização de sistema de amortecimento.


A análise de vibração é uma técnica utilizada para avaliar as variações nas vibrações das máquinas. Ao avaliar alguma alteração nela, é possível prever problemas que podem vir a ocorrer no desempenho dos equipamentos, além de determinar quais peças que necessitam de manutenção. Outra função dessa análise é para que os especialistas consigam melhorar as condições. A análise de vibrações em equipamentos avalia a existência de trepidações ou movimentos oscilantes de um equipamento ou de algum de seus componentes e este processo é responsável por provocar a degradação dos equipamentos.


Os amortecedores são dispositivos que podem reduzir significativamente as vibrações em estruturas, como pontes, arranha-céus, escadas, torres, antenas, motores e elevadores, absorvendo e dissipando a energia vibratória. Esses sistemas consistem em componentes elásticos, uma massa vibratória e componentes de amortecedores, como os isoamortecedores Visco Gerb modelo D1B-82.



Como resultado, o ruído e a trepidação diminuíram significativamente, proporcionando um ambiente mais agradável e silencioso para os moradores.

Após a instalação do isoamortecedor na base do conjunto moto redutor do elevador, os moradores do condomínio puderam notar uma melhora significativa na acústica e na trepidação do prédio. Embora o elevador ainda vibrasse e fizesse um pouco de barulho, o sistema de amortecimento foi suficiente para sanar o incômodo que estava causando aos moradores.

A utilização de sistemas de amortecimento pode ser uma solução eficaz e econômica para diversos problemas relacionados à vibração e ao ruído em edifícios e outras estruturas. Se você está enfrentando algum problema desse tipo, não hesite em entrar em contato com uma empresa especializada, como a Inspenge Consultoria & Inspeção Predial Ltda.

É fundamental realizar manutenções periódicas em equipamentos, pois isso permite avaliar as condições de funcionamento, o desgaste e o processo de degradação dos mesmos.

Veja como foi o teste de vibração e a instalação dos amortecedores: