CONSULTORIA E INSPEÇÃO PREDIAL - NBR 16280

Atestamos a edificação para valorizar o patrimônio imobiliário a custos competitivos e atendimento diferenciado.

INSPEÇÃO DE ELEVADORES / LAUDO TÉCNICO

Com experiência de 32 anos em elevadores, a equipe é composta por profissionais habilitados que atendem a todos os fabricantes.

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES

Devem se adequar às normas técnicas de segurança e de acessibilidade vigentes para aumentar o desempenho.

PMOC - PLANO DE MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE

O Ministério da Saúde recomenda a manutenção dos aparelhos de sistemas de climatização artificial em todos os estabelecimentos.

ANALISE E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR INTERNO - QAI / IAQ

Com experiência de 35 anos em ar condicionado a equipe é composta por profissionais preocupados com sua saúde.

Brasileiro ajuda a criar elevador mais rápido das Américas

Elevador do One World Trade Center, em Nova York, leva um minuto para percorrer 102 andares, a uma velocidade de 37 km/h


Lourival Francisco da Silva ajudou a criar elevador que vai a 37 km/h 

O engenheiro Lourival Francisco da Silva provou que sabe sonhar alto - e rápido. O brasileiro integrou uma equipe de especialistas que projetou os elevadores do One World Trade Center, em Nova York, considerados os mais rápidos das Américas. Bastam 60 segundos para percorrer os 381 metros de altura dos 102 andares.

A velocidade é digna de velocista - 37 km/h. Os elevadores só não batem o recorde do atleta Usain Bolt. Na comparação, o velocista jamaicano levaria pouco menos de 40 segundos para percorrer a mesma distância.

Considerada a construção mais alta do Ocidente, o arranha-céu foi erguido no lugar das Torres Gêmeas, destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001. A visitação foi aberta ao público na semana passada.

Diretor de engenharia da ThyssenKrupp, Lourival foi o responsável por desenvolver um sistema que dá estabilidade às cabines, fazendo com que elas vibrem menos durante as viagens. Modesto, ele considera anônima sua participação: “O projeto foi desenvolvido justamente para que ninguém perceba vibrações, enquanto viaja nos elevadores a 37 km/h. Sinal de que nosso trabalho foi bem feito”, diz.

O vídeo abaixo, publicado pelo 'New York Times', mostra o elevador em ação, em conjunto com uma animação que recria o desenvolvimento urbano da cidade:

O projeto da ThyssenKrupp contou com a participação de engenheiros de outros sete países (EUA, Canadá, China, Alemanha, Itália, Coreia do Sul e Suíça) e emprega uma série de recursos tecnológicos e sustentáveis.

Um exemplo é seu sistema de energia, que devolve para o prédio o que foi gerado na movimentação do equipamento e que, no caso do One WTC, é capaz de alimentar todo o sistema de iluminação. No total, 71 elevadores e 12 escadas rolantes atendem os 104 andares da torre.

"Trabalhar neste projeto icônico e emblemático para os arranha-céus da cidade de Nova York é um ponto de orgulho para a equipe em todo o mundo", diz Patrick Bass, CEO da ThyssenKrupp América do Norte.

"A magnitude do projeto significou um desafio para o transporte vertical e para a engenharia estrutural", afirma Richard Hussey, presidente e CEO da ThyssenKrupp Elevator Américas. "A experiência dos profissionais que comandaram o projeto representa anos de planejamento e execução", completa Hussey.

Os elevadores mais rápidos do mundo ficam em um arranha-céu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os equipamentos da torre Burj Khalifa (que também é a mais alta do mundo) viajam a 65 km/h. Em Taiwan, os da torre Taipei 101 se deslocam a 60,6 km/h.

No ano passado, a empresa japonesa Hitachi anunciou um protótipo para um prédio na China que deve viajar por 94 andares a 72 km/h, realizando o percurso em 43 segundos.

Fonte: Malena Oliveira - O Estado de S. Paulo 

Japoneses projetam elevador para ir da Terra ao espaço a 200 km/h

Teste com um dos componentes do elevador está sendo feito perto de Tóquio. Sem necessidade de foguetes, ir ao espaço ficaria mais barato e seguro.


Se você não é astronauta, a ideia de passear no espaço não passaria de um sonho, né? Coisa de ficção científica, certo? Para começar, você precisaria ter, ou pegar carona, em uma nave espacial. Só que uma empresa japonesa não pensa bem assim. Ao invés de nave, eles estão desenvolvendo um super elevador para quem quer ver a Terra lá do alto.

A contagem regressiva, a ignição dos motores, a decolagem. Imagens e sons que a humanidade conhece desde a década de 60, quando os primeiros foguetes tripulados partiram da Terra.

Mas e se a aventura espacial fosse tão simples quanto embarcar em um elevador? Parece ficção científica, mas para os japoneses isso será possível, até 2050. Só que o elevador terá que subir até o andar de número 38 mil. E a ideia não é de hoje.

No fim do século 19, o cientista russo Konstantin Tsiolkovsky ficou impressionado com a Torre Eiffel, em Paris. Na época, era a maior estrutura já feita pelo homem, e ele pensou: "quem sabe podemos aumentá-la, aumentá-la... até o espaço?". Mas não passou de sonho.

A ideia andou meio esquecida até que surgiu no caminho uma outra torre: a Skytree, no centro de Tóquio. Uma das maiores do mundo, tem 634 metros de altura, quase o dobro da Torre Eiffel, de Paris. Ainda está muito longe do espaço, mas quem construiu a Skytree, já anunciou: pretende tocar a obra do elevador espacial.

O elevador subiria a 200 quilômetros por hora por um cabo, ligando a Terra ao espaço. Ultrapassaria a estação espacial internacional. Continuaria subindo e, depois de três semanas, alcançaria incríveis 100 mil quilômetros. Cerca de um terço da distância até a lua.

O Fantástico conversou com o homem que está à frente do projeto.
Yoji Ishikawa, com formação em astronáutica e estudos sobre como viveríamos na lua e em Marte.

“O elevador serviria para levar pessoas e carga, e ainda trazer recursos naturais encontrados só no espaço”, conta o Yoji Ishikawa.

O cabo ficará bem esticado e bem preso nas duas pontas: na Terra, e em uma base, no oceano. E lá em cima, em uma plataforma de desembarque. Os japoneses querem construir uma estação que vai girar na órbita da Terra.

“O elevador teria a capacidade de transportar 30 pessoas, mais a carga.”, diz Yoji.

Em uma universidade perto de Tóquio, está sendo feito o primeiro teste com um dos componentes do futuro elevador espacial: o mecanismo do veículo, que se tudo der certo, vai levar as pessoas diretamente ao espaço. Por enquanto vai só até o sexto andar do Departamento de Engenharia. É um protótipo.

Estudantes pesquisam a solução de algumas dúvidas que ainda têm pela frente. Como o formato do cabo pelo qual o elevador vai subir: os testes são feitos com uma corda cilíndrica e uma espécie de fita, mais achatada.

Sem necessidade de foguetes para vencer a gravidade, ir ao espaço ficaria mais barato e mais seguro. Uma coisa é certa: o último andar terá a melhor vista do universo.

Fonte: Fantástico

Ar condicionado cai do 10º andar e atinge pedestre no Rio de Janeiro

Ironicamente, a vítima trabalha em empresa de refrigeração

Ar-condicionado cai do 10º andar e atinge pedestre no Rio de Janeiro

Renato Batista Schoms, de 25 anos, técnico de ar-condicionado, sofreu no último sábado, as consequências de um possível “trabalho mal feito” de algum colega de profissão. Um aparelho de ar condicionado caiu do 10º andar do prédio 41 da Rua da Assembleia, no centro do Rio de Janeiro, atingindo o rapaz.

Ele estava entrando em uma lanchonete com três amigos quando o acidente aconteceu. O equipamento caiu sobre Renato atingindo-o na cabeça, rosto, ombros e costas. Ele foi resgatado pelo corpo de bombeiros com ferimentos, porém, consciente, e encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar.

O porteiro do prédio, Roberto Oliveira, afirmou que não sabia de nenhum problema com o ar-condicionado, pois o aparelho estava em uma sala onde fica um escritório de advocacia, fechado há quatro meses.

A PM foi ao local no dia do acidente aguardar a perícia e o caso foi registrado na 4ª Delegacia de Polícia, que está investigando o caso.

Fonte: Último Segundo IG

Gigante chinesa de ar-condicionado ainda patina no Brasil

Líder no mercado mundial no setor, Gree ainda tem participação tímida no segmento doméstico mas investe pesado em tecnologia para conquistar cliente empresarial

Fábrica Gree Ar Condicionado China

Rio - Um em cada três aparelhos de ar- condicionado vendidos no mundo em 2014 foi fabricado por uma companhia ainda praticamente desconhecida entre os consumidores residenciais brasileiros. Fundada em em 1991, a chinesa Gree começou como uma fábrica sem marca, com 200 empregados e uma produção anual de menos de 20 mil unidades. Terminou o primeiro trimestre deste ano com vendas líquidas de US$ 3,55 bilhões e um exército de oito mil pesquisadores — cerca de 6% da receita da empresa são investidos anualmente em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Parte dessa transformação se deu pelas mãos de Dong Mingzhu, executiva de 61 anos para quem — no fim deste século — 100% da população mundial usará ar-condicionado.

Não um aparelho tradicional, como os que conhecemos hoje, deixa claro Dong, CEO da Gree desde 2004 e presidente do conselho de administração da empresa. “A preocupação com o meio ambiente é mundial e, como somos líderes em vendas no mercado global de ar-condicionado, sempre pensamos em desenvolver um aparelho que usa energia e não consome”, disse Dong ao Brasil Econômico , referindo-se à tecnologia de ar-condicionados fotovoltaicos recém-lançada no país. Voltados para atender a demanda de centros comerciais, hotéis, frigoríficos e outros estabelecimentos comerciais de grande porte, os dois modelos disponíveis no país aproveitam a energia solar com o objetivo de proporcionar consumo zero aos usuários.

Fábrica Gree Ar Condicionado Manaus Brasil
No Brasil, a Gree ocupava no ano passado um modesto 17º lugar no mercado doméstico (excluindo os sistemas de ar condicionado industriais), segundo dados da consultoria britânica Euromonitor. Tinha apenas 0,8% de market share, contra 1,1% em 2009. No cenário internacional, a chinesa expandiu sua participação de mercado de 5,7% para 7,4% no segmento residencial entre 2009 e 2014, de acordo com a Euromonitor. Mesmo assim continuou na segunda colocação do ranking, atrás do Midea Group — outro peso pesado chinês que detinha 9% das vendas de ar-condicionados no varejo no ano passado. Somadas as linhas industriais e residenciais, a Gree é líder. “No ano passado, vendemos 50 milhões de condicionadores de ar, de um mercado total de 130 milhões de aparelhos”, afirmou Ronald Wang, vice-diretor geral da Gree do Brasil.

Com produtos à venda em mais de 200 países, a Gree inaugurou em 2001 uma fábrica no país, que gerou até hoje R$ 2,5 bilhões em faturamento, dos quais cerca de R$ 1 bilhão foram transformados em contribuições e investimentos em P&D. “Anualmente, 6% da nossa receita são investidos em pesquisa e desenvolvimento”, afirmou Ronald Wang, destacando que este é um percentual elevado dentro da indústria de eletrodomésticos. Em 2015, foram criadas até agora 11 novas patentes por dia. Essa inovações se somam às cerca de 14 mil patentes já desenvolvidas pelos oito mil pesquisadores da Gree, em 600 laboratórios ao redor do mundo. Só o desenvolvimento da tecnologia de ar-condicionado fotovoltaico consumiu dois anos de pesquisas e resultou em cem novas patentes.

Perguntada sobre quais as tecnologias mais promissoras no mercado de refrigeração, Dong preferiu ser evasiva: “Apesar de sermos a empresa número um, melhorar o ar-condicionado, introduzir inovações, é uma forma de manter o mercado sempre aberto para nós”, respondeu, com um sorriso cordial, a executiva eleita em 2005 uma das mulheres mais poderosas do mundo dos negócios pela revista “Fortune.”

Dados de uma pesquisa publicada na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS), realizada por pesquisadores da Universidade da Califórnia, estimam que o uso do ar-condicionado saltará do patamar atual de 13% da população mundial para 70% em 2100. Dong é mais otimista: “Teremos 100% dos lares com ar-condicionado”, afirmou. Na Gree desde sua fundação, a executiva — que estudou estatística e trabalhou durante 15 anos num instituto de pesquisa — não descarta a instalação de uma segunda fábrica no Brasil. “Se a Gree se tornar ainda mais popular no país, é muito provável que tenhamos uma nova fábrica no país”, disse Dong Mingzhu, que no fim de março anunciou o lançamento do primeiro smartphone da Gree num prazo de seis meses.

Fonte: Brasil Economico

Inspenge participa de Palestra Internacional de Gestão de Manutenção em Elevadores


Nosso Diretor Técnico, Engenheiro Mecânico Francisco Correa Rabello, foi um dos convidados do evento, que discutiu segurança e práticas do ramo

O Crea-Minas, a Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG) e o Sindicato das Empresas de Elevadores de Minas Gerais (Seciemg) realizaram, no dia 14 de março de 2015, a palestra internacional de "Gestão de Manutenção em Elevadores". O foco do evento era abordar novos conhecimentos e propiciar um ambiente de networking entre os profissionais do Brasil.

Na ocasião, estiveram presentes a palestrante Teresa Whitham, diretora executiva da National Association of Elevator Contractors (Naec), e o palestrante Brian Farley, presidente da Hudson Elevator Group e da Naec. Além do intercâmbio de experiências entre os países, o evento, sediado no plenário do Crea-MG, promoveu também debates acerca de segurança e práticas da área.

Teresa Whitham apresentou a história e as atividades da Naec, fundada em 1950 após diversos encontros entre companhias norte-americanas. Servindo primeiramente aos interesses de empresas e fornecedores independentes, a associação também é reconhecida pela realização de grandes convenções e conferências. "Ajudamos nossos membros em diversos assuntos. Nem todos precisam ter um diploma para resolverem questões básicas de gestão, por exemplo. Podemos ajudá-los com isso", revelou Teresa. Para a diretora executiva da Naec, profissionais da área devem promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos.

Já Brian Farley discorreu acerca da crescente verticalização das metrópoles brasileiras. "As grandes cidades do Brasil e de outros países vão se verticalizar daqui pra frente. Gosto de usar o exemplo de Nova York, que não tem nem mais espaço para se horizontalizar de novo", disse Brian, em tom de descontração. Após apontar algumas diferenças entre a fiscalização brasileira e a norte-americana, avaliou como se dá a questão da responsabilidade em caso de acidentes. "Lá [nos Estados Unidos], se a sua empresa provocou dois acidentes, você está com problemas. Se foi para três, está fora do ramo", revelou. Ao final, Brian falou sobre a empresa da qual é CEO e presidente, a Hudson Elevator, e concluiu ressaltando a importância de eventos do tipo.

Galeria de fotos


Fonte: CREA-DF

Norma NBR NM 207/99 - Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação

Os kits de placas de sinalizações e/ou advertências são necessários para alertar e destacar todos os locais de risco

Como todo equipamento, o elevador é regido por normas e leis que devem ser respeitadas.

O código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1.990) deixa claro: se existirem normas técnicas para qualquer produto ou serviço colocado no mercado de consumo, é obrigatória a conformidade destes produtos ou serviços com os requisitos da norma, sob pena de responsabilidade para o fornecedor/prestador de serviços.

A norma de fabricação de elevadores elétricos de passageiros em vigor no Brasil é a NBR NM 207/99, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Temos também a NR-12 (Norma Regulamentadora de Máquinas e Equipamentos) do MTE (Ministério de Trabalho e Emprego) e NBR 7.192./98 (para elevadores fabricados até 1998).

A seguir, descrevemos alguns subitens do item 15 da norma em questão que mais influenciam quando o assunto é sinalização e/ou advertência:

15.1 Disposições gerais
Quaisquer rótulos, avisos e instruções de operação devem ser legíveis e facilmente compreensíveis (se necessário ajudado com sinais e símbolos). Eles devem ser  indeléveis, de material durável, colocados em uma posição visível e redigidos na língua do país onde o elevador está instalado (ou, se
necessário, em várias línguas).
15.4 Casas de máquinas e casas de polias

15.4.1 Um aviso contendo a seguinte inscrição mínima:
“MÁQUINA DO ELEVADOR - PERIGO ACESSO PROIBIDO A PESSOAS ESTRANHAS AO SERVIÇO” deve ser afixado na face exterior das portas de acesso à casa de máquinas e casa de polias.
No caso de alçapões, um aviso permanentemente visível a quem os deve utilizar, deve indicar: “PERIGO DE QUEDA - FECHE O ALÇAPÃO”.


A seguir, descrevemos alguns itens da norma que mais influenciam quando o assunto é SEGURANÇA:

Protetor de polia-de-tração, desvio e do limitador de velocidades: as partes móveis dos equipamentos, na casa de máquinas, tais como polias motrizes, volantes, cabos, devem ter protetores, conforme NBR NM 207 - item 9.6 e NR-12 itens 12.3.3 e 12.3.7 - Portaria 3.214.

Luz de emergência: nas cabinas devem existir fontes de emergência e interligação com os alarmes, conforme NBR NM 207 - itens 8.16.3 e 8.16.4. Guarda corpo: as cabinas devem possuir balaustras (guarda corpo) no topo. Equipamento de segurança exigível quando o espaço livre no plano horizontal (topo da cabina), exceder 30 cm, conforme NBR NM 207.

Aterramento: todas as partes metálicas do elevador devem estar aterradas e ter chaves blindadas tipo NH, conforme NBR 5410 e NBR NM 207 - item 13.5.5. Escada marinheiro: no poço do elevador, deve existir escada do tipo marinheiro, para acesso ao recinto, conforme NBR NM 207.

Chave PAP: no poço do elevador, deve existir uma chave PAP (parada de acesso ao poço), sendo este recurso indispensável para o acesso seguro ao local mencionado, conforme NBR 207 - item 5.7.2.4.

Vale salientar que existem também várias Leis Municipais (nº 9.120/80, nº 11.995/96, decreto nº 33.948/94, etc. de São Paulo), Leis Estaduais (nº 11.859/95, nº 9.178/95, nº 9.502/97, etc. do estado de São Paulo) e procedimentos de segurança (não deixar terceiros manusear os elevadores, não deixar cair água no poço, acesso a casa de máquinas sempre fechado, etc.) que devem ser levados em consideração.