FBN estuda qualidade do ar interno

Através de acordo de cooperação técnica entre a Biblioteca Nacional/ Coordenação de Preservação e a Universidade Federal do Paraná/UFPR, amostras de ar coletadas mensalmente em diferentes pontos estão sendo analisadas para identificar agentes poluentes que podem causar danos irreversíveis ao acervo.

GALERIA-811-FBN-ESTUDA-QUALIDADE-AR-INTERNO.JPG

Servidora Jandira Flaeschen, responsável  pela colocação e coleta dos difusores de captação.
Servidora Jandira Flaeschen, responsável pela colocação e coleta dos difusores de captação.
Jayme Spinelli, coordenador de preservação, explica a pesquisa iniciada em janeiro de 2014: “nós medimos os índices de poluição dentro da Biblioteca Nacional a partir de difusores colocados no saguão principal do edifício, nas áreas de guarda de coleções, dentro de cofres com obras e também em vitrines de exposições”.
Esta iniciativa inédita e pioneira foi tema do trabalho apresentado pelo Prof. Dr. Ricardo Godói, da UFPR, no 13th IGAC Science Conference on Atmospheric Chemistry, realizado em Natal/RN, de 22 a 26 de setembro de 2014. Confira as versões em inglês e português da apresentação com o detalhamento da metodologia utilizada e os primeiros resultados alcançados.
A conservação do acervo e a segurança do edifício são preocupações constantes para a Biblioteca Nacional desde 1910, ano de sua inauguração oficial.  Em função da necessidade de salvaguardar esse rico conjunto de obras, composto por mais de nove milhões de peças, foi desenvolvido o Plano de Gerenciamento de Riscos: Salvaguarda e Emergências, de autoria de Jayme Spinelli e José Luiz Pedersoli Jr.