Descarga com tampa do vaso sanitário aberta contamina o ar

 Veja alguns erros na higiene doméstica



Mesmo quem se preocupa com a higiene deve estar coberto de bactérias e de material fecal. Não se assuste. Os hábitos de higiene rotineiros não costumam ser muito eficientes, segundo publicou o site The Huffington Post.

Bactérias na lavanderia
Uma pesquisa da Universidade do Arizona concluiu que lavar lingerie na máquina pode levar cerca de 100 milhões de bactéria E.coli para a água, transferindo-as para a próxima leva de roupas a ser lavada. Em geral, há cerca de um décimo de 1g de fezes na roupa íntima. Para evitar a contaminação seria necessário lavar as peças a 150ºC e transferí-las rapidamente para a secadora. Isso porque as bactérias se propagam em ambientes úmidos.

Pia é um dos lugares mais sujos da casa
O banheiro abriga cerca de 2 milhões de bactérias por metro quadrado e a pia da cozinha fica com cerca de 500 mil no mesmo espaço. Segundo a Faculdade do Hospital de Long Island, no Brooklyn, no Estados Unidos, a pia é o local mais sujo já que recebe pratos e outros utensílios que ficam cultivando bactérias, como por exemplo a E.coli e Salmonella.

Dar descarga com a tampa aberta
Puxar a descarga sem fechar a tampa espalha material fecal pelo ar. Imagine que sobre a pia está a escova de dentes, por exemplo. Sim, isso mesmo, ela está coberta de bactérias encontradas na privada.

Secadores de mãos
Pesquisa concluiu que usar toalhas de papel para secar as mãos é mais higiênico do que os secadores de mãos. Isso porque a pele fica seca mais rápido. Segundo a Universidade de Westminster, na Inglaterra, mãos molhadas são imã de bactérias. A toalha de papel leva apenas 15 segundos para deixar as mãos secas e o secador pede cerca de 45 segundos. O fato é que a maioria das pessoas fica apenas entre 13 e 17 segundos na máquina.

Aparelhos dentais mal lavados
Placas ou aparelhos são típicos lugares que abrigam bactérias. Sessenta e sete por cento de utensílios analisados por um instituto americano continham leveduras até mesmo uma bactéria resistente a antibióticos.

Alimentos que caíram no chão
Não adianta pegar rapidamente algo que tenha caído no chão, achando que evitou a contaminação. Segundo dados publicados no The Journal of Applied Microbiology, 99% das bactérias são transferidas imediatamente ao alimento, principalmente se o chão estiver seco. Os que contêm bastante sal ou açúcar tendem a receber bactérias mais lentamente.

Umbigo sujo
Pesquisa descobriu mais de 2 mil tipos de bactérias no umbigo. Metade delas é do tipo raro e uma delas tinha sido encontrada apenas no Japão.
Produtos para acne
A Academia Americana de Dermatologia recomenda que não sejam usados produtos que retirem a hidratação natural da pele. Isso acaba causando mais acne. Evitar sabonetes comuns e usar produtos para limpar e tonificar também são indicados, o que não é feito por muitas pessoas.

Bactérias nas lentes de contato
Reaproveitar solução de limpeza, enxaguar com água da torneira e não limpar o estojo das lentes são hábitos comuns que fazem com que os objetos fiquem cheios de bactérias. O hábito pode causar infecções nos olhos.

Essas são algumas fontes domésticas de contaminação, existem ainda as contaminações em indústrias e empresas, com um potencial muito maior já que produtos serão distribuídos a milhares de pessoas podendo causar um grande risco.

Mesmo quem se preocupa com a higiene deve estar coberto de bactérias e de material fecal. Não se assuste. Os hábitos de higiene rotineiros não costumam ser muito eficientes, segundo publicou o site The Huffington Post.
Foto: Getty Images





 Foto: Getty Images
Lavar os cabelos diariamente remove a oleosidade natural do couro cabeludo e o corpo compensa a falta produzindo mais óleo
Lavar o cabelo todos os dias
Pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que lavar os cabelos diariamente remove a oleosidade natural do couro cabeludo e o corpo compensa a falta produzindo mais óleo. A indicação é lavar de duas a três vezes por semana.

Fonte: TERRA